segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

KALEVALA – TERRA DE HERÓIS UMA EPOPÉIA FINLANDESA.

 

                          KALEVALA

No dia 28 de fevereiro comemora-se , na Finlândia, o Kalevala e o Dia da Cultura Finlandesa.

Por estas  razões o Clube Finlândia  rende esta pequena homenagem em prol do conhecimento e da divulgação destes fatos tão significativos.

                        kalevala 7

Abaixo transcrevemos uma pequena síntese do significado, elaborado por Helena  Hilden, curadora do Museu Eva Hilden, localizado no Clube Finlândia em Penedo, Itatiaia, RJ.

            kaleva8

É a epopéia nacional finlandesa compilada de antigas baladas, canções líricas e versos que formam a tradição oral finlandesa. A poesia finlandesa é muito rica, os poemas são uma seqüência épica de canções sobre fatos míticos e feitos de um herói. As canções líricas, muitas compostas por mulheres, tratam dos pesares e alegrias do dia a dia, do amor ou dos tormentos da solidão. O cenário é uma paisagem de florestas lagos e algumas comunidades rurais.

Durante as transmissões orais os poemas acabaram misturados e confusos. Os poemas mais antigos são mitológicos e datam do período pagão que durou até o século 12 em algumas regiões do país, outros são da era medieval e incluem eventos e personagens históricos.

            Kalevala

                          Dois finladeses cantando o Kalevala

A coleta sistemática destes poemas foi iniciada no século 18, o maior compilador foi Elias Lönnrot que achou que os poemas poderiam ser reunidos em uma epopéia contínua. Ele juntou os versos com composições próprias criando uma trama única. O KALEVALA foi baseado na poesia popular, mas, a estrutura foi criada por Lönnrot. O KALEVALA foi publicado em duas edições: a primeira com 32 cantos em 1835 e a segunda aumentada para 50 cantos em 1840.

KALEVALA é um nome poético para a Finlândia, significa Terra de Heróis. O líder dos filhos do KALEVALA é o velho sábio VÄINÄMÖINEN que tem origens sobrenaturais e é um mestre do KANTELE, instrumento típico finlandês.

                     Kalevala Kantele

Outros personagens são o ferreiro ILMARINEN que forjou as portas do céu quando o mundo foi criado; LEMMINKÄINEN o guerreiro aventureiro e conquistador das mulheres; LOUHI a líder de POHJOLA, a terra do norte; e o herói trágico KULLERVO que é destinado a ser um escravo desde a infância.

                   kalevala 4

Entre os dramas principais do poema figuram a criação do mundo e as viagens de VÄINÄMÖINEN, ILMARINEN e LEMMINKÄINEN até POHJOLA para cortejar a bela filha de LOUHI. Durante estas viagens é forjado e recuperado o SAMPO, um artefato milagroso que produz sal, trigo e ouro, considerado como um talismã de felicidade e prosperidade.

Embora o KALEVALA seja um poema pagão, o último canto parece prever o fim do paganismo, a virgem MARJATTA dá luz a um filho que é batizado como o Rei da Carélia e o pagão VÄINÄMÖINEN vai embora levando seu KANTELE e suas canções.

     kalevala 3Kalevala-plates-finland6

  Dois pratos comemorativos do Kalevala produzidos pela famosa fábrica      de porcelana finlandesa Arabia.

O KALEVALA já foi traduzido para mais de 20 idiomas, o primeiro verso já foi traduzido para o português no Brasil, o livro pode ser comprado no Museu Eva Hilden da Cultura Finlandesa de Penedo.

O KALEVALA serviu de inspiração para muitos artistas finlandeses, entre eles o pintor AKSELI GALLÉN-KALLELA e o compositor JEAN SIBELIUS. Autores internacionais também buscaram inspiração no Kalevala, o poema “The Song of Hiawatha” de Henry Wadsworth Longfellow reflete a influência do KALEVALA. A popular saga do “Senhor dos Anéis” de J.R.R. Tolkien, transformada em filmes de sucesso, é outra obra famosa inspirada no Kalevala.”

Para finalizar repassamos um lindo “link” do “you tube” que versa de forma lindíssima o Kalevala.

 

      

2 comentários:

  1. Olá, sou descendente de finlandes e interesso-me muito pela historia e cultura finlandesa. Gostaria de algumas informações sobre cidadania e fixar residencia no pais de origem de meu bisavô. Gostaria que entrassem em contato comigo, pois preciso muito de ajuda com o maximo de informaçõe
    Segue meu e-mail: kuhn_m@hotmail.com
    Obrigado pela atençāo

    ResponderExcluir
  2. Arrematando a matéria c/a sinopse do Kalevala

    Enviei p/seu facebook (in box) a sinopse dos 50 cantos do Kalevala, em português, se desejar pode editar no corpo da matéria para os leitores conhecerem!
    Abs
    Rodrigo
    :o)

    ResponderExcluir