quinta-feira, 24 de março de 2011

VAPPU - UMA FESTA FINLANDESA*

 

A festa chamada Vappu na Finlândia é celebrada no dia primeiro de maio todos o anos. Comemora o início da primavera e o Dia Internacional do Trabalho, também é a festa dos estudantes do segundo grau e o carnaval da Finlândia.

vappu2    Vappu

A festa tem origem nos rituais pagãos de primavera nos países do norte da Europa, festas para pedir a proteção das bruxas e duendes para o plantio da primavera, para que as plantações fossem bem sucedidas garantindo alimento abundante durante o próximo inverno.

Com o advento do cristianismo a festa foi associada com a comemoração de Santa Valpurgis, Valpuri ou Vappu em finlandês, uma santa da Alemanha.

A festa dos estudantes tem origem em antigas tradições de comer e beber bastante no começo da primavera, para ficar forte para trabalhar no verão.

vappu4   vappu adorno

Os homens também costumavam ir de casa em casa cantando, celebrando a chegada da primavera. Como os estudantes gostam de comer, beber e cantar, adotaram esta festa.

Na Finlândia todos os estudantes que terminam o segundo grau recebem um boné branco com pala preta como parte das comemorações. Todos usam seu boné no primeiro de maio.

A bebida tradicional da festa na Finlândia chama-se Sima, uma bebida fermentada  preparada em casa com mel e fermento, similar ao antigo hidromel. A comida tradicional é o Tippaleipä, um doce parecido com o sonho vendido nas padarias do Brasil. As salsichas com salada de batatas também são apreciadas nas festas, bem como todo tipo de bebida alcóolica.

sima   Tippaleipä

O costume do carnaval ou baile a fantasia se origina da limpeza e arrumação da casa. Com a chegada da primavera todos abrem e limpam as casas que ficaram fechadas durante todo o inverno, arejando as roupas e tecidos, que então são usados para preparar as fantasias.

Em Penedo, a festa Vappu sempre é comemorada pelos finlandeses com um baile a fantasia no Clube Finlândia, geralmente no dia 30 de abril.

 Vappu 148PenedoA6ClubeLehtola_thumb

Como é uma festa da primavera, na Finlândia também existe o costume de vender pequenas flores neste dia para serem usadas na lapela do casaco, Vappukukkia ou flores de Vappu, a renda destas vendas é sempre destinada para instituições e trabalhos de proteção das crianças.

* Pesquisa e Texto de Helena Hilden.

Um comentário: