sexta-feira, 29 de outubro de 2010

CLUBE FINLÂNDIA - PENEDO

O Clube Finlândia, localizado em Penedo, Itatiaia-RJ,  foi fundado em 1943, pelos pioneiros finlandeses de Penedo e seus amigos brasileiros, que desejavam um lugar para suas festas e reuniões. É uma entidade cultural sem fins lucrativos, com o objetivo de preservar a cultura  da única Colônia Finlandesa em todo o Brasil.
figura03
O baile finlandês é uma tradição desde a fundação do Clube Finlândia. Neste baile foram preservadas as danças em moda na Finlândia em 1929 quando começou a colônia de Penedo e também todas as danças que foram sucesso durante os últimos 80 anos.
Mas o Baile do Clube Finlândia é muito mais que uma apresentação de 30 minutos de danças folclóricas, quando estas acontecem, já que o atual grupo de dança folclórica não pertence ao clube. É o baile, principalmente, uma oportunidade para se divertir com toda a família, da vovó ao netinho, em um ambiente familiar. É um local para dançar com seu par as antigas danças de salão tão esquecidas atualmente.
Pousada Museu Divs. 034
É um local para aprender um pouco sobre a única Colônia Finlandesa do Brasil e encontrar os últimos finlandeses de Penedo e talvez algum finlandês que acabou de chegar da Finlândia. Os quadros que adornam os salões são paisagens típicas da Finlândia, o país dos milhares de lagos e do arquipélago das mil ilhas, o país que tem a maior cobertura florestal remanescente na Europa.
No salão principal podemos admirar os quadros da artista Eila representado o baile do Clube Finlândia em 1950, cada pessoa retratada é um personagem da história de Penedo, um finlandês ou um freqüentador assíduo dos bailes. E as belas tapeçarias da mesma artista também estão expostas nos salões.
As danças folclóricas são dançadas por todos durante o baile, são tão populares que todos querem dançar, não querem ficar limitados a assistir somente uma breve apresentação. Mas também existe o grupo folclórico que gosta de ensaiar e apresentar as danças usando os trajes nacionais finlandeses.
Pousada Museu Divs. 035  
E que tal aprender uma dança finlandesa? São muito fáceis, é só pedir para um freqüentador antigo para dançar devagar e acompanhar. Quando estiver no Clube Finlândia, não fique sentado esperando a apresentação de dança folclórica, levante-se e participe das danças, assim fica muito mais divertido.
O Clube Finlândia também preserva a cultura finlandesa de Penedo de outras formas. Não deixe de visitar o Museu Eva Hilden, mantido pelo Clube Finlândia e que conta a história da única Colônia Finlandesa do Brasil e apresenta muitas informações sobre a Finlândia.
Pousada Museu Divs. 029
O Clube Finlândia também mantém uma biblioteca com mais de 10.000 volumes em 8 idiomas diferentes, entre eles o português e o finlandês, sobre os mais variados assuntos. Os livros estão disponíveis para os sócios do Clube e para todos os interessados em cultura. Se estiver interessado peça informações no Museu Eva Hilden.
Não deixe, portanto, de conhecer o Clube Finlândia em sua visita a Penedo. O Clube também tem serviço de bar com bebidas e petiscos, e estacionamento próprio. Se precisar um taxi para retornar ao hotel, faça uma reserva ao comprar seu ingresso na entrada do Clube.

3 comentários:

  1. Queridos amigos. Sou colunista para o jornal O Estado RJ e escrevo sobre saúde, bem estar e qualidade de vida. Confiram, no link a seguir, a matéria que escrevi sobre a Finlândia e os finlandeses. Penedo também está lá. Espero que gostem do que está lá. Fiquem à vontade para comentários lá no site ou através do meu e-mail pessoal: dal.lit@globo.com

    http://www.oestadorj.com.br/index.phppg=noticia&id=7560

    Obrigada,
    Danielle Lima
    dal.lit@globo.com

    ResponderExcluir
  2. Procuro por pessoas que sejam da Finândia,para me ajudar, meu noivo está em uma clínica desde o ano passado ele sofreu um acidente lá na Finlandia,mas ele é da Irlanda, eu não sei falar o idioma deles,preciso muito de alguém que me ajude resolver este problema ligando para esta clínica, alguém pode me ajudar ? meu nome é Lenira, e-mail: lenira.santos.santos@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. eu pago as despesas para a pessoa, despesas de telefone,se a pessoa me ajudar, tenho urgência, me ajudem por favor.

    lenira.santos.santos@gmail.com

    ResponderExcluir