sexta-feira, 29 de outubro de 2010

CLUBE FINLÂNDIA - PENEDO

O Clube Finlândia, localizado em Penedo, Itatiaia-RJ,  foi fundado em 1943, pelos pioneiros finlandeses de Penedo e seus amigos brasileiros, que desejavam um lugar para suas festas e reuniões. É uma entidade cultural sem fins lucrativos, com o objetivo de preservar a cultura  da única Colônia Finlandesa em todo o Brasil.
figura03
O baile finlandês é uma tradição desde a fundação do Clube Finlândia. Neste baile foram preservadas as danças em moda na Finlândia em 1929 quando começou a colônia de Penedo e também todas as danças que foram sucesso durante os últimos 80 anos.
Mas o Baile do Clube Finlândia é muito mais que uma apresentação de 30 minutos de danças folclóricas, quando estas acontecem, já que o atual grupo de dança folclórica não pertence ao clube. É o baile, principalmente, uma oportunidade para se divertir com toda a família, da vovó ao netinho, em um ambiente familiar. É um local para dançar com seu par as antigas danças de salão tão esquecidas atualmente.
Pousada Museu Divs. 034
É um local para aprender um pouco sobre a única Colônia Finlandesa do Brasil e encontrar os últimos finlandeses de Penedo e talvez algum finlandês que acabou de chegar da Finlândia. Os quadros que adornam os salões são paisagens típicas da Finlândia, o país dos milhares de lagos e do arquipélago das mil ilhas, o país que tem a maior cobertura florestal remanescente na Europa.
No salão principal podemos admirar os quadros da artista Eila representado o baile do Clube Finlândia em 1950, cada pessoa retratada é um personagem da história de Penedo, um finlandês ou um freqüentador assíduo dos bailes. E as belas tapeçarias da mesma artista também estão expostas nos salões.
As danças folclóricas são dançadas por todos durante o baile, são tão populares que todos querem dançar, não querem ficar limitados a assistir somente uma breve apresentação. Mas também existe o grupo folclórico que gosta de ensaiar e apresentar as danças usando os trajes nacionais finlandeses.
Pousada Museu Divs. 035  
E que tal aprender uma dança finlandesa? São muito fáceis, é só pedir para um freqüentador antigo para dançar devagar e acompanhar. Quando estiver no Clube Finlândia, não fique sentado esperando a apresentação de dança folclórica, levante-se e participe das danças, assim fica muito mais divertido.
O Clube Finlândia também preserva a cultura finlandesa de Penedo de outras formas. Não deixe de visitar o Museu Eva Hilden, mantido pelo Clube Finlândia e que conta a história da única Colônia Finlandesa do Brasil e apresenta muitas informações sobre a Finlândia.
Pousada Museu Divs. 029
O Clube Finlândia também mantém uma biblioteca com mais de 10.000 volumes em 8 idiomas diferentes, entre eles o português e o finlandês, sobre os mais variados assuntos. Os livros estão disponíveis para os sócios do Clube e para todos os interessados em cultura. Se estiver interessado peça informações no Museu Eva Hilden.
Não deixe, portanto, de conhecer o Clube Finlândia em sua visita a Penedo. O Clube também tem serviço de bar com bebidas e petiscos, e estacionamento próprio. Se precisar um taxi para retornar ao hotel, faça uma reserva ao comprar seu ingresso na entrada do Clube.

4 comentários:

  1. Queridos amigos. Sou colunista para o jornal O Estado RJ e escrevo sobre saúde, bem estar e qualidade de vida. Confiram, no link a seguir, a matéria que escrevi sobre a Finlândia e os finlandeses. Penedo também está lá. Espero que gostem do que está lá. Fiquem à vontade para comentários lá no site ou através do meu e-mail pessoal: dal.lit@globo.com

    http://www.oestadorj.com.br/index.phppg=noticia&id=7560

    Obrigada,
    Danielle Lima
    dal.lit@globo.com

    ResponderExcluir
  2. Procuro por pessoas que sejam da Finândia,para me ajudar, meu noivo está em uma clínica desde o ano passado ele sofreu um acidente lá na Finlandia,mas ele é da Irlanda, eu não sei falar o idioma deles,preciso muito de alguém que me ajude resolver este problema ligando para esta clínica, alguém pode me ajudar ? meu nome é Lenira, e-mail: lenira.santos.santos@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. eu pago as despesas para a pessoa, despesas de telefone,se a pessoa me ajudar, tenho urgência, me ajudem por favor.

    lenira.santos.santos@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Saya berpikir bahwa Illuminati tidak nyata, Tetapi hari ini dengan Tuan David saya sekarang percaya bahwa Illuminati itu nyata, ketika Anda menemukan orang yang salah Anda akan berpikir bahwa hidup itu tidak nyata tetapi ketika Anda bersama dengan yang asli, Anda akan mengalami kebaikan hidupmu, Untuk MR David telah membuatku menemukan tujuan hidupku. Selamat datang di persaudaraan besar Illuminati 666: WhatsApp Mr David + 234-7057052206 Rusia, dan setiap Negara lain tentang cara bergabung dengan persaudaraan Illuminati untuk menjadi kaya dan terkenal, Anda mungkin seorang politikus, pebisnis / wanita, artis musik, pelajar , pesepakbola atau pekerjaan apa pun yang Anda lakukan, Anda ingin kaya, berkuasa, dan terkenal dalam hidup. Illuminati dapat mengabulkan semua keinginan hati Anda bergabung dengan Illuminati untuk menjadi kaya dan terkenal dalam hidup, Illuminati akan membuat Anda mencapai impian Anda untuk menjadi kaya dan melindungi Anda sepanjang hidup Anda bergabung dengan kami hari ini dan menjadi kaya dan terkenal dalam hidup selamanya hubungi Dr David VIA WHATSAPP. +2347057052206 Email williamsilluminati230@gmail.com

    ResponderExcluir