quinta-feira, 24 de março de 2011

VAPPU - UMA FESTA FINLANDESA*

 

A festa chamada Vappu na Finlândia é celebrada no dia primeiro de maio todos o anos. Comemora o início da primavera e o Dia Internacional do Trabalho, também é a festa dos estudantes do segundo grau e o carnaval da Finlândia.

vappu2    Vappu

A festa tem origem nos rituais pagãos de primavera nos países do norte da Europa, festas para pedir a proteção das bruxas e duendes para o plantio da primavera, para que as plantações fossem bem sucedidas garantindo alimento abundante durante o próximo inverno.

Com o advento do cristianismo a festa foi associada com a comemoração de Santa Valpurgis, Valpuri ou Vappu em finlandês, uma santa da Alemanha.

A festa dos estudantes tem origem em antigas tradições de comer e beber bastante no começo da primavera, para ficar forte para trabalhar no verão.

vappu4   vappu adorno

Os homens também costumavam ir de casa em casa cantando, celebrando a chegada da primavera. Como os estudantes gostam de comer, beber e cantar, adotaram esta festa.

Na Finlândia todos os estudantes que terminam o segundo grau recebem um boné branco com pala preta como parte das comemorações. Todos usam seu boné no primeiro de maio.

A bebida tradicional da festa na Finlândia chama-se Sima, uma bebida fermentada  preparada em casa com mel e fermento, similar ao antigo hidromel. A comida tradicional é o Tippaleipä, um doce parecido com o sonho vendido nas padarias do Brasil. As salsichas com salada de batatas também são apreciadas nas festas, bem como todo tipo de bebida alcóolica.

sima   Tippaleipä

O costume do carnaval ou baile a fantasia se origina da limpeza e arrumação da casa. Com a chegada da primavera todos abrem e limpam as casas que ficaram fechadas durante todo o inverno, arejando as roupas e tecidos, que então são usados para preparar as fantasias.

Em Penedo, a festa Vappu sempre é comemorada pelos finlandeses com um baile a fantasia no Clube Finlândia, geralmente no dia 30 de abril.

 Vappu 148PenedoA6ClubeLehtola_thumb

Como é uma festa da primavera, na Finlândia também existe o costume de vender pequenas flores neste dia para serem usadas na lapela do casaco, Vappukukkia ou flores de Vappu, a renda destas vendas é sempre destinada para instituições e trabalhos de proteção das crianças.

* Pesquisa e Texto de Helena Hilden.

2 comentários:

  1. Saya berpikir bahwa Illuminati tidak nyata, Tetapi hari ini dengan Tuan David saya sekarang percaya bahwa Illuminati itu nyata, ketika Anda menemukan orang yang salah Anda akan berpikir bahwa hidup itu tidak nyata tetapi ketika Anda bersama dengan yang asli, Anda akan mengalami kebaikan hidupmu, Untuk MR David telah membuatku menemukan tujuan hidupku. Selamat datang di persaudaraan besar Illuminati 666: WhatsApp Mr David + 234-7057052206 Rusia, dan setiap Negara lain tentang cara bergabung dengan persaudaraan Illuminati untuk menjadi kaya dan terkenal, Anda mungkin seorang politikus, pebisnis / wanita, artis musik, pelajar , pesepakbola atau pekerjaan apa pun yang Anda lakukan, Anda ingin kaya, berkuasa, dan terkenal dalam hidup. Illuminati dapat mengabulkan semua keinginan hati Anda bergabung dengan Illuminati untuk menjadi kaya dan terkenal dalam hidup, Illuminati akan membuat Anda mencapai impian Anda untuk menjadi kaya dan melindungi Anda sepanjang hidup Anda bergabung dengan kami hari ini dan menjadi kaya dan terkenal dalam hidup selamanya hubungi Dr David VIA WHATSAPP. +2347057052206 Email williamsilluminati230@gmail.com

    ResponderExcluir