quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

ÁRVORE DE NATAL-JOULUPUU.

 

Uma Árvore de Natal Finlandesa típica, JOULUPUU, é sempre um pinheiro natural decorado com muitos enfeites, geralmente, feitos artesanalmente.

A árvore é montada por toda a família antes do Natal, todos participam na confecção dos enfeites e sua decoração.

Jouluppu Árvore de Natal

Desde a idade média as coníferas sempre verdes( na América são, por isto, conhecidas como  “evergreen”), entre as quais temos o pinheiro, são consideradas símbolos de sobrevivência porque não perdem as folhas, mesmo no rigoroso inverno da Finlândia .

joulupuu. 4

Os enfeites preferidos são confeccionados manualmente com palha, papel, madeira, tecido, fitas de seda, fios de algodão e lã e outros materiais. Com estes materiais se fazem figuras representando o Papai Noel ou JOULUPUKKI, o duende ajudante do Papai Noel ou JOULUTONTTU, as renas do Papai Noel e seu trenó, anjos, sinos, estrelas, flocos de neve, bonecos de neve, presentes, balas e bombons.

joulupuu. 5

As bandeiras da Finlândia também são usadas como enfeite montadas em longas tiras que são enroladas na árvore.

As frutas como laranja e maçã e os doces como biscoitos, bombons e balas também podem ser usados como enfeites na árvore de Natal e podem ser comidos depois das festas.

Fazendo biscoito de natal

Os enfeites mais importantes são as velas naturais que são fixadas nos galhos com suportes especiais e são acesas na véspera de Natal. As velas simbolizam o calor e a vida eterna. As luzes coloridas e pisca pisca nunca são encontradas em uma árvore de Natal finlandesa. As velas acesas também são colocadas em todas as janelas das casas nos domingos de advento do Natal e na véspera de Natal, para iluminar o caminho das pessoas no inverno escuro da Finlândia.

joulupuu. 1  

Outro enfeite muito usado no Natal finlandês é o chamado Himmeli que é feito de palha de trigo cortada em pedaços que são unidos com fios de linha formando estrelas e figuras geométricas tridimensionais. Estes enfeites são pendurados na frente das janelas e no teto das salas.


Himmeli  fotos Kari Laurila

Finalizamos desejando a todos um…………………….

Feliz Natal - Hyvää joulua

Um comentário: